Contato

Parque da Quinta da Boa Vista S/N
São Cristóvão, RJ, 20940-040.

Fale Conosco

É com muito pesar que a família BioParque do Rio se despede da nossa majestosa onça-pintada Gabi.


Gabi era uma onça-pintada que se tornou um símbolo de sua espécie, considerada uma espécie vulnerável no Brasil.


Nascida no antigo zoológico, RioZoo, em 2002. Nesse mesmo ano, a Fundação RioZoo recebeu um ofício da Casa da Moeda solicitando a foto de uma onça para a criação de uma nova cédula. Um fotógrafo, então, passou a frequentar a recinto de Gabi durante várias tardes por três meses! Após 8 anos, em 2010, a nova cédula começou a circular com a estrela do nosso parque.


Em 2021, com a inauguração do BioParque do Rio, Gabi ganhou um recinto pensado para atender suas necessidades e promover seu bem-estar.
Nossa valente onça também faz parte do importante projeto de levantamento genético das onças em zoológicos no Brasil, projeto que deverá gerar importantes resultados e decisões para a conservação da espécie.


Onças pintadas em seus habitats naturais vivem entre 10 e 15 anos. A Gabi completou 20 anos em junho desse ano (com direito até a festa de aniversário!). Era considerado um animal geriatra por conta da sua idade avançada e já tinha um histórico com enfermidades que foram tratadas para garantir seu bem-estar em seus últimos anos de vida.

Nossa equipe de cuidadores percebeu um comportamento diferente do habitual nesses últimos dias, e a equipe de medicina veterinária prontamente iniciou com os cuidados intensivos, com exames de imagem e laboratoriais e acompanhamento constante.


Nesse momento tão marcante nas nossas vidas, por conta de uma despedida tão dolorosa, nossos Embaixadores se despedem com muita tristeza da nossa companheira de longa data. Muitos de nós estão há anos cuidando da Gabi! Ficamos agora com as memórias que tanto amamos: a Gabi brincando, tomando seus banhos e encantando nossos queridos visitantes com seu carisma inabalável. Gabi foi e sempre será amada por todos que tiveram o privilégio de conhecê-la.

Share:

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.