Contato

Parque da Quinta da Boa Vista S/N
São Cristóvão, RJ, 20940-040.

Fale Conosco

Você vai conhecer um pouco sobre a relação dos Micos-leão-dourado (Leontopithecus rosalia). Natural da Mata Atlântica, a espécie corre perigo de ser extinta, de acordo com a IUCN (União Internacional da Natureza, na sigla em inglês). Por isso a importância de programas de conservação.

No BioParque do Rio vive um casal de Mico-leão-dourado: o macho, Dourado; e a fêmea, Mica. Eles moram juntos em um novo recinto adaptado para eles, na entrada da Imersão Tropical. 

O Mico-leão-dourado é uma espécie nativa do Brasil. Anteriormente, ele podia ser visto em todo o litoral do Rio de Janeiro, chegando ao Espírito Santo. 

Hoje, as populações selvagens de mico-leão-dourado incluem menos de mil indivíduos e estão espalhadas em fragmentos conservados do bioma, no estado do Rio.

Assista a série Casais da Natureza no YouTube

Reprodução

Os Micos-leão-dourado são monogâmicos: um macho e uma fêmea se unirão por toda a vida, acasalando apenas um com o outro e cooperando para criar sua família.

No entanto, alguns estudos recentes apontam uma mudança no comportamento da espécie. Por viverem em pequenas ilhas de mata conservada, há a saturação do habitat e, com isso, podem ser adeptos da poligamia.

Geralmente são vistos em grupos de cerca de 8 indivíduos, que consiste em um macho e uma fêmea adultos reprodutores e seus descendentes. Todos trabalham harmoniosamente na alimentação, proteção contra predadores e criação dos filhotes.

Além disso, podem se reproduzir uma ou duas vezes por ano e os períodos de reprodução são de setembro a novembro e de janeiro a março. Machos e fêmeas não diferem em cor ou tamanho.

A gestação dura 4 meses e resulta em uma ninhada de 2 a 4 bebês. A vida útil de um Mico-leão-dourado é estimada em 15 anos na natureza e mais de 20 anos em zoológicos, bioparques e centros de conservação.

Gostou de conhecer sobre os Micos-leão-dourado? Você pode ver o casal Mica e Dourado no BioParque do Rio. Compre o seu ingresso aqui.

Share:

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.