O BioParque do Rio tem como missão principal a conscientização sobre a vida animal e sua importância para os ecossistemas do planeta. Nosso objetivo é mostrar aos visitantes como os animais podem ser admirados, respeitados e, acima de tudo, protegidos em ambientes seguros e cuidadosos.
E é por isso que no mês de abril, vamos aproveitar o Dia da Mentira para trazer curiosidades e formas divertidas de aprender sobre os animais! Através da educação e conscientização, podemos combater a desinformação e os mitos que circulam sobre os animais, levando informações precisas e científicas ao público em geral.
Neste post, vamos desmistificar algumas informações sobre a vida animal e trazer verdades que muitas vezes passam despercebidas. Vamos falar sobre cobras, cágados, felinos e répteis em geral, trazendo informações importantes para a conservação desses animais.
Então, vamos juntos desvendar alguns mitos e verdades sobre a vida animal? Acompanhe nosso post e aprenda de uma forma leve e divertida sobre a herpetofauna e outros animais que habitam o nosso planeta!
A primeira pergunta é sobre as cobras. Muitas pessoas acreditam que elas não dormem. Mas a verdade é que esses répteis dormem cerca de 18 horas por dia. O detalhe é que eles não possuem pálpebras e, portanto, não fecham os olhos enquanto dormem. Difícil de perceber, não é mesmo?
Agora vamos falar sobre cágados. Será que eles conseguem respirar embaixo d’água? Muita gente acredita que sim, mas na verdade, os cágados possuem um sistema respiratório pulmonar e precisam voltar à superfície para respirar. Quanto mais jovem o cágado, menos tempo ele consegue permanecer submerso, por causa do tamanho do seu corpo.
Outra curiosidade sobre os cágados é que a temperatura pode determinar o sexo dos filhotes. Isso mesmo! Dependendo da profundidade em que os ovos são enterrados, o processo de desenvolvimento do filhote pode resultar em um macho ou uma fêmea. Por causa do aquecimento global, esses animais estão em risco de extinção.
Agora, vamos falar sobre os felinos. Você sabia que a onça-pintada tem a mordida mais forte entre todos os felinos? Isso mesmo! Apesar de muitas pessoas acreditarem que é o leão, a onça-pintada é capaz de se alimentar de jacarés, capivaras e até mesmo de sucuri-verde.
Vamos falar sobre os ovos de répteis? Muitas pessoas acreditam que é seguro mexer nos ovos desses animais, mas na verdade, isso não é verdade. Isso porque nos répteis, há ausência de uma estrutura chamada Chalaza, que estabiliza a gema no centro do ovo. Quando o ovo é movimentado, a gema pode colar na casca e causar deformidades ou até mesmo a morte do embrião.
E aí, gostou de aprender um pouco mais sobre esses animais fascinantes? Esperamos ter ajudado a desmistificar algumas informações sobre a vida animal. Até a próxima!
Em abril, Conheça o AquaRio? + BioParque do Rio? por um preço super especial. Garanta hoje o seu combo.