As iguanas são répteis fascinantes, com características que encantam muitos amantes de animais exóticos. Originárias principalmente da América Central e América do Sul. Esses animais fazem parte da família Iguanidae, que conta com mais de 30 espécies de iguanas. No entanto, no gênero Iguana, existem apenas duas espécies: a Iguana-verde e a Iguana-do-caribe.
No BioParque do Rio, nós temos duas iguanas-verdes, a Alface e o Ivan. Eles são mais ativos durante o dia e possuem uma dieta herbívora, ou seja, se alimentam de folhas, brotos, flores e frutos, mas, ocasionalmente podem comer ovos e outros alimentos de origem animal.
Por serem arborícolas é comum vermos eles em cima de árvores, mas podem ser encontrados andando pelo chão, principalmente próximos à água, inclusive são excelentes nadadores.
São animais ectotérmicos, ou seja, precisam de fontes externas de calor para regular a temperatura do corpo, por isso é comum encontrar os nossos indivíduos em locais com presença de luz solar dentro da Imersão Tropical.
Na natureza, as iguanas são encontradas em florestas tropicais e áreas com vegetação densa, geralmente próximas a rios e corpos d’água. Elas são animais diurnos, ou seja, ativos durante o dia, e passam a maior parte do tempo nas árvores. Quando ameaçadas, as iguanas podem usar a cauda como um chicote para se defender e escapar dos predadores.
As iguanas desempenham um papel importante em seus habitats naturais. Elas ajudam na dispersão de sementes, contribuindo para o ciclo de vida das florestas. No entanto, a captura ilegal e a destruição de habitats estão ameaçando algumas populações de iguanas, especialmente em áreas da América Central.
Ficou curioso pra conhecer as nossas iguanas? Então vem conhecer a Alface e o Ivan no Bioparque do Rio!
Referências: