Contato

Parque da Quinta da Boa Vista S/N
São Cristóvão, RJ, 20940-040.

Fale Conosco

O Dia Mundial do Meio Ambiente é uma data muito importante para a conscientização e promoção de ações que visem a conservação dos recursos naturais do planeta. A data foi criada em 1972 pela Assembleia Geral das Nações Unidas durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, realizada em Estocolmo, na Suécia.

A Conferência de Estocolmo teve como objetivo sensibilizar líderes mundiais e a opinião pública sobre a importância da conservação do meio ambiente. Durante o evento, a Assembleia Geral das Nações Unidas criou o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e estabeleceu a data de 5 de junho como o Dia Mundial do Meio Ambiente.

Desde então, a data tem sido comemorada anualmente em todo o mundo com diferentes temas e atividades, buscando conscientizar as pessoas sobre a importância da proteção ambiental e promover ações para conservá-lo.

Neste ano, o BioParque do Rio e AquaRio estarão promovendo a Semana do Meio Ambiente, que acontece de 5 a 12 de junho. Durante essa semana, serão realizadas diversas atividades voltadas para a conscientização e a preservação do meio ambiente. Algumas das atividades que serão realizadas são:

Semana do Meio Ambiente no BioParque e Aquario tem diversão e conscientização caminhando juntas! ****

Ao longo da semana, o BioParque e o AquaRio terão diversas atividades infantis com foco na conscientização ambiental. Jogos de tabuleiro sobre conservação, quadros sobre cadeia alimentar, verdadeiro ou falso sobre animais dispersores e palavras cruzadas sobre sustentabilidade fazem parte da agenda do BioParque de 5 a 8 de junho.

Já no AquaRio, de 5 a 9, haverá atividades interativas com foco na vida marinha e nas mudanças climáticas e poluentes, além de um jogo de tabuleiro sobre as relações ecológicas. E no dia que está saindo este post, Dia Mundial do Meio Ambiente, vai rolar ainda a apresentação do AquaEduca, um bate papo descontraído entre o time de Educação para conservação, um convidado especial e todo o público! Será às 13h30min no grande painel do tanque oceânico.

Defensores do Ecossistema

A experiência dos Defensores do Ecossistema tornará os circuitos do BioParque do Rio e do AquaRio gamificado. A atividade dará às crianças um álbum de figurinhas que poderá ser completo com adesivos distribuídos ao longo do circuito. Durante a ação, a criançada será levada a pensar sobre a forma como os animais são impactados pela poluição plástica em diferentes habitats do planeta. As crianças que completarem o álbum poderão aproveitar 10% de desconto nas lojas, nas fotos oficiais e nos pontos de alimentação. A atividade acontecerá no dia 9 no BioParque e nos dias 5, 6 e 7 no AquaRio.

Limpeza na Floresta da Tijuca e Trilha para o Rio Carioca

No dia 07 de junho, Paineiras Corcovado levará um grupo de convidados para realizar uma ação de limpeza ao longo da trilha que tem como destino a nascente do Rio Carioca, que tem extrema importância, já que serve como fonte de água doce para a cidade desde o início da época colonial.

Onças Urbanas

O BioParque do Rio terá um evento de lançamento da parceria com o Projeto Onças Urbanas, no dia 07 de junho, às 10h. O parque é patrocinador da ação e a ideia é dar início a uma nova pesquisa sobre onças pardas que vivem na natureza em torno da zona costeira da Região Metropolitana do Rio. O projeto visa identificar as espécies presentes nas regiões, estudar seus comportamentos e entender como é possível desenvolver ações que possam ajudar a aumentar a população da espécie no local.

Limpeza no Aterro do Flamengo

Durante a Semana Mundial do Meio Ambiente também é celebrado o Dia Mundial dos Oceanos, em 08 de junho. Neste dia, o AquaRio promove uma ação de limpeza no Aterro do Flamengo. Por ser um local onde ocorrem diversos picnics, é comum encontrar resíduos entre o Jardim do Aterro e a Praia do Flamengo. A ação de coleta tem o objetivo de evitar que esses lixos parem na Baía de Guanabara.

O evento conta com o apoio de voluntários e é aberto ao público, que pode participar ainda de uma roda de conversa sobre conscientização ambiental. Quem tiver interesse em participar, basta se juntar aos voluntários no ponto de concentração, que será no Teatro Municipal de Marionetes, no Parque do Flamengo, entre 9h e 9h30.

Parceiros Pela Preservação

Entre os dias 5 e 9 de junho, o AquaRio e o BioParque do Rio receberão seus parceiros, projetos e instituições de conservação, que mostrarão ao público seu trabalho, além de realizar atividades educativas e interativas. Participarão desta ação o Parque Natural Municipal Chico Mendes, os Projetos UÇÁ e Meros do Brasil, O Instituto Brasileiro de Biodiversidade – BrBio, o Parque Natural Municipal de Marapendi, o Projeto Guapiaçu, Onças Urbanas, Compostaê e Cooper Ecológica.

Brechó Cataratas

Com o intuito de fomentar o consumo consciente, o Gcuca (núcleo de Gente Cultura e Carreira do Grupo Cataratas) preparou um brechó entre os embaixadores (como são chamados os colaboradores).

A empresa arrecadou mais de 1,5 mil peças de roupas entre os próprios colaboradores e a ideia é que entre os dias 6 e 7 de junho eles possam adquirir “novas” vestimentas nesse brechó. A ação visa ainda incentivar o conceito de reutilização de peças para ter novos looks estilosos, já que é possível obter roupas usadas ou até mesmo trocar os itens entre amigos e familiares. Essa é uma alternativa para diminuir o impacto da indústria da moda no meio ambiente, visto que essa é a segunda maior responsável pela poluição no mundo de acordo com um levantamento publicado pela Global Fashion Agenda.

Inclusão

O Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) e a Guardiões do Mar, vão levar no dia 7 de junho, mais de 70 crianças para uma visita mediada com educadores do AquaRio e intérpretes de libras. Através de atividades dos Projetos EDUC Fase II, Do Mangue ao Mar e Sou do Mangue, a ação visa promover a inclusão no tema sustentabilidade, por meio de atividades interativas e científicas, voltadas para a conservação do ecossistema de manguezal e do ambiente marinho com ênfase na Baía de Guanabara, para que as crianças possam entender o quão prejudicial é o plástico nos oceanos, e como elas podem contribuir para essa causa. Todos os recursos serão apresentados em Língua Brasileira de Sinais – Libras, traduzidos e produzidos pelo Coletivo Criativo Acessível Ateliê do Encontro.

Com tantas atividades incríveis, não deixe de participar da Semana do Meio Ambiente do BioParque do Rio e no AquaRio. Seja um agente de mudança e ajude a construir um mundo mais sustentável. Junte-se a nós e participe dessa iniciativa tão importante!

No mês dos namorados, visite e concorra a uma tarde romântica no BioParque do Rio?! A partir de R$ 23,50.

Share:

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.