Se você ainda não teve o prazer de conhecer as adoráveis orangotangos-de-sumatra, prepare-se para uma experiência única e memorável! Estas animais magníficos são verdadeiras artistas do balanço, encantando os visitantes do BioParque do Rio com suas habilidades acrobáticas.
No coração do BioParque, as irmãs Else e Fiona se destacam como verdadeiras embaixadoras de sua espécie. E no sábado, 19 de agosto, uma data especial que marca o Dia Internacional dos Orangotangos, você terá a oportunidade única para celebrar e se conscientizar sobre a importância da preservação desses animais ameaçados de extinção.
Enquanto o dia não chega, vamos conhecer mais sobre os orangotangos do BioParque?
Conheça a espécie: Orangotango-de-sumatra
- A espécie faz parte da classificação de grandes símios. Nele, estão incluídos outros animais como chimpanzés, gorilas, bonobos e humanos;
- São nativos da Indonésia e da Malásia e são encontrados na ilha de Bornéu e Sumatra, na Ásia.
- A espécie é onívora, se alimentando de frutos, vegetais e insetos;
- Elas usam folhas como guarda-chuva. Fiona gosta de usar folhas grandes como cobertor. Ambos são comportamentos naturais da espécie;
- Os orangotangos podem viver em torno de 40 anos na natureza. No entanto, sob cuidados humanos, podem chegar aos 50 anos;
- Segundo o Jane Goodall Institute (JGI) Argentina, a ciência demonstrou que os seres humanos compartilham 97% de seu DNA com os orangotangos. A instituição é focada na pesquisa da vida selvagem, na conservação de espécies e na conscientização.
Dia Internacional do Orangotango: 19 de agosto
É nesta data que é celebrado o “Dia Internacional dos Orangotangos” como forma de alertar o mundo sobre a necessidade de conservação da espécie, que corre alto risco de extinção do planeta. O objetivo é sensibilizar as pessoas os desafios que a espécie enfrenta na natureza e estimular o engajamento de projetos de conservação da biodiversidade.
Programação especial no BioParque do Rio
Em celebração à data, o parque preparou uma programação especial para suas moradoras, que nasceram no local há mais de 30 anos e têm encantado as famílias cariocas. Às 9h30 e às 12h, Else e Fiona desfrutarão de um enriquecimento ambiental com frutas como banana, maçã e manga. Parte do público terá a oportunidade de acompanhar de perto essa experiência.
Atividades educativas também fazem parte dos festejos. Para ressaltar o significado da data, a equipe de educação do BioParque do Rio irá desenvolver uma ativação no circuito com o objetivo de estimular o conhecimento sobre a espécie, além de ajudar na conscientização sobre como as ações humanas podem impactar diretamente em outras espécies de animais. Além disso, os produtos utilizados na exploração da Ilha de Sumatra serão abordados como alerta.
Entenda o que é o enriquecimento ambiental realizado no BioParque do Rio
Ameaças que a espécie enfrenta
Segundo a convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Fauna e da Flora Selvagem Ameaçadas de extinção, o desmatamento para a produção de óleo de palma, associada à caça para comércio ilegal de espécies são as principais ameaças relacionadas à espécie.
Conheça irmãs Else e Fiona: As orangotangos no BioParque
Else e Fiona: História e trajetória no BioParque do Rio
As duas orangotangos Else e Fiona são moradoras do BioParque do Rio e nasceram no local quando o parque ainda era o antigo RioZoo há mais de 30 anos. Desde então, as famílias cariocas se encantam com elas. Else possui 35 anos e Fiona, 32 anos. Recentemente, as irmãs ganharam um novo recinto que possibilita estimular os hábitos arbóreos.
A rotina de alimentação das irmãs Else e Fiona
As frutas são o alimento favorito dos orangotangos e com as irmãs Else e Fiona não é diferente. Elas são apaixonadas por frutas como banana, manga e uva. Elas também adoram pepino, mas não são muito fãs de tomate. A dieta delas é preparada por Gabriel Werneck, Zootecnista do Setor de Nutrição Animal, responsável pela nutrição e manejo alimentar do BioParque do Rio. Cada alimento escolhido reflete uma alimentação variada e completa, proporcionando saúde e bem-estar aos animais, inclusive das orangotangos do BioParque do Rio.
A Ilha dos Primatas
Você pode conhecer Else e Fiona no recinto que fica localizado na Ilha dos Primatas. Além delas, o ambiente é o lar de outras espécies, incluindo os ágeis macacos-aranha, que se movem graciosamente entre os galhos das árvores e as estruturas suspensas. Dessa forma, a experiência imersiva permite aos visitantes explorar, aprender sobre a diversidade da vida selvagem e desfrutar de momentos memoráveis em meio à beleza natural da ilha dos primatas.
Serviço
Dia Internacional do Orangotango
Data: 19 de agosto de 2023
Horário: a partir das 9h30
Local: BioParque do Rio (Quinta da Boa Vista, s/n — São Cristóvão)
Venha Conhecer de Perto: Else e Fiona aguardam sua visita ao BioParque do Rio
Agosto é o mês perfeito para criar memórias inesquecíveis com seus filhotes no BioParque do Rio! Venha viver essa experiência única com a família e garantir momentos especiais juntos!