Contato

Parque da Quinta da Boa Vista S/N
São Cristóvão, RJ, 20940-040.

Fale Conosco

A pesquisa desempenha um papel fundamental na conservação e no entendimento dos ecossistemas que nos cercam. Como pilar do BioParque do Rio, ela nos permite descobrir novas espécies e  identificar as ameaças à biodiversidade, tornando o parque um verdadeiro laboratório ao ar livre. 

Por isso, em parceria o Instituto Conhecer para Conservar, o BioParque do Rio está lançando o edital Princesa Leopoldina para apoio do desenvolvimento de projetos que promovam o amadurecimento da pesquisa científica no país.

O propósito principal do edital é a seleção de propostas que busquem apoio financeiro para projetos que enfatizem a pesquisa como um princípio educacional e de preservação. Além disso, os projetos devem atender às necessidades específicas da comunidade regional em que estão localizados.

Para participar, é preciso preencher este formulário e enviar a documentação necessária por endereço eletrônico ([email protected]). As inscrições vão de 22 de agosto até 23 de setembro e o resultado será divulgado no dia 05 de janeiro de 2024.

Os projetos devem estar alinhados com os seguintes temas: Conservação, Restauração e Educação; Caracterização da Biodiversidade; Gestão e Conservação da Biodiversidade e Uso Sustentável da Biodiversidade. Para entender melhor sobre os temas, acesse o regulamento do edital.

O projeto aprovado será financiado pelo Instituto Conhecer para Conservar com recursos com valor estimado de R$100.000,00. Que incrível, não é mesmo?

O edital não apenas destaca o compromisso contínuo com a compreensão e conservação da biodiversidade, mas também celebra uma ligação histórica profunda que o BioParque do Rio tem com a Princesa Leopoldina. O edital recebeu o título de Princesa Leopoldina devido ao seu apreço pela ciência. Desde jovem, a monarca se dedicava aos estudos das Ciências Naturais enquanto ainda estava na Áustria, seu país natal. 

Na sua Comitiva Nupcial Real, estavam presentes diversos naturalistas renomados que tinham o objetivo de desenvolver o campo científico no Brasil. Quando já era residente, ela criou o Gabinete de Curiosidades no Paço de São Cristóvão, um espaço dedicado às ciências, à antiguidade e a diferentes civilizações. 

O BioParque do Rio é mais do que um lugar de entretenimento, é um espaço onde o passado encontra o futuro e onde a história enriquece a pesquisa. O edital de pesquisa Princesa Leopoldina é uma oportunidade de contribuir para o legado de pesquisa e conhecimento que a princesa tanto valorizava.

Para mais informações sobre o edital e como participar, leia o regulamento completo clicando aqui. Juntos, vamos escrever o próximo capítulo emocionante em nossa jornada de descoberta e conservação.

Para acessar o formulário, clique aqui! 

Share:

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.