Contato

Parque da Quinta da Boa Vista S/N
São Cristóvão, RJ, 20940-040.

Fale Conosco

Aproveite a oportunidade especial de saber mais curiosidades sobre os hipopótamos, o terceiro maior mamífero do mundo, perdendo apenas para a baleia azul e para o elefante africano. 

Aqui no BioParque do Rio, temos um casal muito famoso, o Tim e a Bocão, residentes da nossa Savana. A Bocão nasceu neste local, no antigo zoológico do Rio, e já tem 28 anos! O Tim é um pouco mais jovem, com 25 anos. Por muito tempo, viveram em recintos separados, flertando por cima do muro, mas hoje compartilham do mesmo espaço enquanto desfrutam de um refrescante banho no tanque.

Conheça o especial casais da natureza focado nos nossos queridos hipopótamos.

O hipopótamo Tim na água com o corpo submerso e apenas o rosto fora d'água.

Qual a sua origem?

Outras curiosidades sobre os hipopótamos passam pela sua origem e parentescos. A palavra hipopótamo é de origem grega, com uma junção de duas outras palavras: hipo = cavalo e potamos = rio. Por isso, por se tratar de um animal de grande porte e que gosta de água, ficou conhecido como hipopótamo, que seria “cavalo do rio”.

Eles são naturais da África Subsaariana, só podem ser encontrados nessa região, especialmente em países como Angola, Costa do Marfim, Etiópia e Quênia. Entre os principais predadores dos hipopótamos na natureza estão hienas, leões e crocodilos.

Esses gigantes são parentes relativamente próximos dos nossos amigos aquáticos, os golfinhos e as baleias. Incrível, não?

O casal Tim e Bocão em seu recinto no BioParque do Rio comendo capim.
Tim e Bocão BioParque do Rio

Quais são os hábitos dos hipopótamos?

Esses grandes mamíferos possuem hábitos semiaquáticos, ou seja, vivem grande parte do seu dia dentro d’água, saindo para se alimentar durante a noite, tendo hábitos crepusculares.

São considerados por muitos como os mamíferos terrestres mais perigosos do mundo, devido ao seu comportamento extremamente territorialista. Então não é bom tentar invadir o espaço deles, hein! ? Entretanto, são muito sociáveis com indivíduos da própria espécie, vivendo em grupos que ultrapassam 80 animais. 

Outra curiosidade é que os machos adultos exercem sua dominância por meio de rugidos, bocas abertas e banhos de estrume, não tolerando machos jovens que tentam desafiá-los. E as mães hipopótamos dão à luz seus filhotes (que pesam cerca de 100 kg) na água.

Você conhece a alimentação dos hipos?

Por conta dos seus hábitos alimentares, os hipopótamos auxiliam no controle de vegetações locais e proporcionam a formação de micro ecossistemas por onde passam, beneficiando outros animais e o crescimento de novas plantas. Eles são animais herbívoros, ou seja, alimentam-se de legumes, capim, alfafa e frutas.

Aqui, no BioParque do Rio, o Tim e a Bocão comem, respectivamente, 76 e 95 Kg por dia. Em suas dietas, incluímos os seguintes alimentos: ração, capim, melancia, cenoura, abóbora e suplementação vitamínica. Um fato diferente é que esses animais adoram melancia, mas no parque, ela é oferecida de forma mais estratégica mais voltada para sessões de condicionamento.

Tim e Bocão comendo o bolo de aniversário em seu recinto no BioParque do Rio.

A técnica de condicionamento

Outra curiosidade sobre os hipopótamos do BioParque é a a técnica usada por diversos especialistas: o condicionamento. Ele é uma técnica que trabalha para que o animal entenda determinadas condutas como positivas. No caso do Tim e da Bocão, ele é usado por exemplo, para verificação dos dentes desses animais.

Conheça mais sobre a técnica aplicada no BioParque do Rio.

Qual o tamanho médio de um hipopótamo?

São animais muito pesados, podendo medir entre 209 e 505 cm de comprimento ? e de 1,5 a 1,65m de altura, podendo pesar entre 1,5 e 4,5 toneladas. Mas apesar desse peso todo, conseguem alcançar velocidades próximas a 50km/h! Velocidade superior ao recorde mundial de 44,72 km/h do atleta jamaicano Usain Bolt. Então não adianta nem tentar correr!

Outra curiosidade sobre os hipopótamos possuem a anatomia do crânio modificada para hábitos semi aquáticos, tendo seu nariz, orelhas e olhos um pouco mais elevados, o que possibilita manter o corpo submerso enquanto observa por cima da água.

Além disso, não possuem glândulas sudoríparas e sua pele é muito fina e sensível aos raios solares. Para garantir sua proteção contra o sol?, os hipopótamos são dotados de glândulas que secretam uma camada oleosa espessa de um fluido vermelho. 

Vivem em média 50 anos sob cuidados humanos.

Os hipopótamos estão ameaçados de extinção?

Atualmente, os hipos são classificados como vulneráveis pela IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza), principalmente por conta da perda de habitat, do lugar em que moram, e também por conta da caça, pois suas presas de marfim são muito apreciadas.

O Hipopótamo-Comum tem como local natural de origem a África Subsariana, principalmente em países como Zâmbia, Tanzânia e Etiópia. Por conta do avanço da atividade humana, esse habitat natural vem sendo degradado. Outro fator que tem colaborado para essa classificação é a caça ilegal. Sua pele, carne e, principalmente, o marfim proveniente dos dentes atrai traficantes do mundo inteiro.

Descubra a Savana do BioParque: o lar dos hipopótamos e outros animais emblemáticos

No recinto Savana, de 13 mil metros quadrados, eles vivem integrados com outras 10 espécies de animais do continente africano.

Prepare-se para uma jornada épica no Bioparque do Rio, o lar de algumas das espécies mais emblemáticas da vida terrestre! De longos períodos de seca a temporadas de chuva, testemunhe como esses animais sobrevivem às condições mais extremas. Desde a infância, eles habitam nosso imaginário, e agora você pode vê-los de perto!

Encante-se com o Tim e a Bocão, e mergulhe em um mundo de curiosidades os hipopótamos do parque. Não perca a oportunidade de fazer parte dessa experiência única. Venha nos visitar no Bioparque do Rio e descubra curiosidades sobre os hipopótamos e vida selvagem que nos rodeia!

Garanta seu ingresso aqui

Share:

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.