Contato

Parque da Quinta da Boa Vista S/N
São Cristóvão, RJ, 20940-040.

Fale Conosco

Aproveite a oportunidade especial de saber mais sobre o hipopótamo, o terceiro maior mamífero do mundo, perdendo apenas para a baleia azul 🐋 e para o elefante africano 🐘. 

Para começar… você sabia que a palavra hipopótamo significa” cavalo de rio” em grego antigo? 😱

Aqui no BioParque do Rio, temos um casal muito famoso, o Tim e a Bocão, moradores da nossa Savana Africana. Bocão nasceu aqui mesmo, no antigo zoológico do Rio e hoje tem 28 anos! Já o Tim é um pouco mais novo, tem 25 anos. Eles viveram por muito tempo em recintos separados, enquanto namoravam por cima do muro mas, hoje, partilham do mesmo espaço enquanto tomam um gostoso banho no tanque. 💦

Quais os hábitos dos hipopótamos?

Esses grandes mamíferos possuem hábitos semi-aquáticos, ou seja, vivem grande parte do seu dia dentro d’água, saindo para se alimentar durante a noite, tendo hábitos crepusculares.

São considerados por muitos como os mamíferos terrestres mais perigosos do mundo, devido ao seu comportamento extremamente territorialista. Então não é bom tentar invadir o espaço deles, hein! 😂 Entretanto, são muito sociáveis com indivíduos da própria espécie, vivendo em grupos que ultrapassam 80 animais. 

Os machos adultos exercem sua dominância por meio de rugidos, bocas abertas e banhos de estrume, não tolerando machos jovens que tentam desafiá-los. E as mães hipopótamos dão à luz seus filhotes (que pesam cerca de 100 kg) na água.

Por conta dos seus hábitos alimentares, os hipopótamos auxiliam no controle de vegetações locais e proporcionam a formação de micro ecossistemas por onde passam, beneficiando outros animais e o crescimento de novas plantas. 🍃

Aqui no BioParque do Rio, o Tim e a Bocão comem, respectivamente, 76 e 95 Kg por dia. Em suas dietas, incluímos os seguintes alimentos: ração, capim🌱, melancia🍉, cenoura🥕, abóbora🎃 e suplementação vitamínica.

Qual a sua origem?

Naturais da África Subsaariana, só podem ser encontrados nessa região, especialmente em países como Angola, Costa do Marfim, Etiópia e Quênia. 🌎

Entre os principais predadores dos hipopótamos na natureza estão hienas, leões🦁 e crocodilos🐊.

Esses gigantes são parentes relativamente próximos dos nossos amigos aquáticos, os golfinhos🐬 e as baleias🐋. Incrível, não?

Qual o tamanho médio de um hipopótamo?

São animais muito pesados, podendo medir entre 209 e 505 cm de comprimento 📏 e de 1,5 a 1,65m de altura, podendo pesar entre 1,5 e 4,5 toneladas. Mas apesar desse peso todo, conseguem alcançar velocidades próximas a 50km/h! Velocidade superior ao recorde mundial de 44,72 km/h do atleta jamaicano Usain Bolt. Então não adianta nem tentar correr!

Os hipopótamos possuem a anatomia do crânio modificada para hábitos semi aquáticos, tendo seu nariz👃, orelhas👂 e olhos👀 um pouco mais elevados, o que possibilita manter o corpo submerso enquanto observa por cima da água.

Além disso, não possuem glândulas sudoríparas e sua pele é muito fina e sensível aos raios solares. Para garantir sua proteção contra o sol☀️, os hipopótamos são dotados de glândulas que secretam uma camada oleosa espessa de um fluido vermelho. 

Vivem em média 50 anos sob cuidados humanos.

Os hipopótamos estão ameaçados de extinção?

Atualmente, os hipos são classificados como vulneráveis pela IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza), principalmente por conta da perda de habitat, do lugar em que moram, e também por conta da caça, pois suas presas de marfim são muito apreciadas.

A Savana Africana do BioParque do Rio

O lar de algumas espécies emblemáticas da vida terrestre! Conhecida pelos seus longos períodos de seca seguidos por temporadas de chuva, aqui você terá a oportunidade de conhecer espécies que sobrevivem a situações extremas e que existem em nosso imaginário desde criança!

Gostou de aprender sobre esse animal tão espetacular? Quer ver o Tim e a Bocão de perto? Venha para o BioParque do Rio! 

Garanta seu ingresso aqui

Share:

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.