Bastidores BioParque Do Rio

Passeios no Rio de Janeiro: BioParque do Rio reúne famílias de todos os cantos da cidade

Quem lê nosso blog já sabe: o BioParque do Rio é o novo queridinho dos cariocas e visitantes que buscam um passeio divertido e educativo para toda a família! Desde a inauguração, a gente tem recebido famílias de todas as idades, origens e localidades do Rio de Janeiro, do país e do mundo! E hoje, vamos contar um pouco da história de duas delas que guardam na memória os finais de semana da infância vividos no mesmo espaço e que recentemente visitaram o BioParque do Rio pela primeira vez.

Camila e Carlos, moradores da Penha, e Viviane e Wellington, moradores de Olaria, são apenas algumas das famílias que visitaram os novos recintos e espaços e se encantaram com suas atrações e atividades. Isso porque, a partir de uma proposta  inovadora, o BioParque do Rio busca não apenas entreter seus visitantes, mas também conscientizá-los sobre a importância da preservação ambiental e da proteção da fauna e flora brasileiras. E isso faz com que o parque seja uma excelente opção de passeio para famílias que buscam diversão, aprendizado e contato com a natureza.

Saiba mais sobre o que é um bioparque; ouça o nosso podcast:

Seja qual for a sua origem ou localização, o BioParque do Rio tem como missão acolher e encantar todas as famílias que o visitam. Com uma ampla variedade de atividades, atrações e opções de alimentação, o parque oferece uma experiência completa e inesquecível para todas as idades. E se você ainda não visitou o BioParque do Rio, continue lendo este artigo e descubra por que esse é um passeio que você não pode perder!

Viviane, Wellington e o pequeno Jamal: descobertas que ficarão na memória para toda a vida

Jamal ganhou o coração de todo mundo por aqui (Foto: Isadora Ortiz/BioParque do Rio)

Levar o filho Jamal – que deu um show à parte, super curioso e atento – foi mais do que passeio, foi importante também para o processo de formação do pequeno.

“A gente mostra muito no desenho e tenta mostrar a realidade. Ele fala muito no elefante e hoje ao ver o animal real ficou inicialmente chocado (risos), mas gostou. É bom isso, esse contato com a natureza é importante para as crianças”, lembra Viviane que ao lado do marido curte também fazer trilhas para estimular o contato com a vida ao ar livre.

Sobre liberdade, o pai de Jamal completa com uma declaração que dá a certeza que estamos no caminho certo.

“É muito legal você passar e os animais estarem soltos, no habitat deles, interagindo com a gente sem medo”, complementa, referindo-se ao Viveirão, área que mais curtiu.

Viviane lembra ainda que em alguns momentos ficou mais empolgada do que o próprio filho, como na Savana Africana.

“Não sei explicar a emoção, ver bichões que a gente não vê sempre”, destaca a jornalista.

E os pais do pequeno Jamal concordam sobre a aventura em família que o BioParque do Rio proporciona.

“Sim, é um passeio completo para a família inteira. Jamal vai levar essa lembrança para sempre”, recordam.

Camila, Carlos, Catarina e Clarice: melhores momentos de uma família carioca

Família Taboada curte dia no BioParque do Rio (Foto: Breno Araújo/BioParque do Rio)

Quem tem memória afetiva com a história do local, se surpreende. Carlos e Camila, que já eram visitantes em sua infância, levaram as filhas Catarina e Clarice para uma primeira experiência e nos contaram como foi reviver os momentos de quando eram crianças a partir dos olhos das filhas.

“Me chamou atenção a revitalização do lugar. Antes era muito cimento, muito concreto… até as áreas dos animais tinha cara de gaiola. Agora você percebe que ele está em um ambiente que se assemelha ao que deveria estar na natureza”, lembra Carlos.

É tão legal perceber que o trabalho de enriquecimento ambiental feito por nossos times impacta também as famílias que nos visitam!

Pera… o que é enriquecimento ambiental?

O BioParque do Rio conta com uma equipe de biólogos e veterinários que trabalham diariamente na criação de enriquecimento ambiental para os animais que vivem no parque. Eles buscam oferecer atividades e brinquedos que estimulem o comportamento natural dos animais, como enriquecimento alimentar, enriquecimento sensorial, enriquecimento cognitivo, enriquecimento físico, entre outros.

Clarice e Carlos encantados com os pássaros livres no Viveirão (Foto: Breno Araújo/BioParque do Rio)

Além disso, o BioParque do Rio procura oferecer um ambiente que reproduza o máximo possível o habitat natural de cada espécie. Por exemplo, as áreas destinadas aos felinos contam com vegetação, áreas para escavação e postes para escalada. As aves têm áreas para voar e se esconder, enquanto os primatas têm áreas para se balançar e brincar.

O objetivo do enriquecimento ambiental é proporcionar uma melhor qualidade de vida para os animais, reduzindo o estresse do cativeiro e estimulando seu comportamento natural.

Além disso, essa prática permite que os visitantes tenham uma experiência ainda mais enriquecedora, podendo observar os animais em ações que remetem ao seu habitat natural.

“Aqui as aves voam por cima de nossas cabeças. É incrível”, lembra Camila.

No BioParque do Rio, o enriquecimento ambiental é uma das muitas iniciativas que visam a proteção da fauna e flora brasileiras, promovendo a conscientização dos visitantes sobre a importância da preservação ambiental e do respeito aos animais.

O Viveirão também vez sucesso com a família Taboada. Carlos lembra que antes não era possível ter esse contato direto.

“E na natureza a gente não consegue encontrar esses animais. Você estar ali em um contato tão próximo, faz toda a diferença ” , destaca.

Conte sua história: como foi a visita ao BioParque do Rio?

Se você já nos visitou recentemente e quer participar de momentos como esses, marque a gente em um story bem legal, usando a hashtag “#MinhaFamíliaEhFera”. Nosso time vai selecionar as mais engraçadas e divertidas e repostar!

Ficou com alguma dúvida sobre como curtir um dia especial como estes vividos por essas famílias cariocas? Nosso time pode tirar todas as suas dúvidas. É só comentar abaixo!

Visite o BioParque do Rio:

?COMPRAR INGRESSO?

BioParque do Rio

Recent Posts

Aproveite as Férias com a Turma da Mônica no BioParque do Rio!

Preparados para umas férias inesquecíveis? O BioParque do Rio está trazendo uma programação especial que…

15 horas ago

O que fazer no Rio de Janeiro nas férias de Julho: Explorando o BioParque do Rio

O Rio de Janeiro é um dos destinos mais desejados do mundo, oferecendo uma infinidade…

21 horas ago

Conheça a história do Macaco Tião do antigo Zoo do Rio

Vamos explorar a história fascinante de um dos personagens mais queridos e icônicos da cidade:…

1 semana ago

Última semana da exposição Hello Kitty Parade no Rio de Janeiro

Se você ainda não visitou a Exposição Hello Kitty Parade no BioParque do Rio, agora…

3 semanas ago

Personagem da Hello Kitty estará no BioParque do Rio para tirar fotos com seus fãs.

O BioParque do Rio está celebrando este mês de junho com a Hello Kitty Parade…

1 mês ago

NOTA DE DESPEDIDA. Com orgulho da longa e respeitável caminhada do nosso tigre-de-bengala.

NOTA DE DESPEDIDA. Com orgulho da longa e respeitável caminhada do nosso tigre-de-bengala.

1 mês ago

SORTEIO 50 Anos da Hello Kitty no BioParque do Rio!

O BioParque do Rio está recebendo a exposição comemorativa do Hello Kitty Parade e para…

1 mês ago

BioParque do Rio recebe pela primeira vez a Hello Kitty Parade 2024

O BioParque do Rio celebra os 50 anos da Hello Kitty participando da incrível “HELLO…

2 meses ago

BioParque do Rio fez parceria com o Rock in Rio 2024

Promoção Pontos Turísticos do Rio em parceria com o Rock in Rio

2 meses ago